Agronegócio – Piauí cresce em ritmo dobrado e potencializa expansão do Matopiba

Com um crescimento quase duas vezes acima da média da região, o Piauí tem se destacado como o estado com maior potencial em expansão de área produtiva no Matopiba. A sigla define a fronteira agrícola formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. De acordo com a Expedição Safra, levantamento técnico-jornalístico da produção de grãos, apenas no cultivo de soja o estado cresceu 190% em área cultivável na última década, diante de uma variação média de 97% da região. E 241% em produção contra 137% na média de crescimento do bloco.
Atualmente, com cerca de 4,8 milhões de hectares cultivados, a Expedição Safra estima que a região do Matopiba tem potencial para chegar a 10 milhões de hectares de área produtiva, em parte devido à forte expansão da produção de grãos no Piauí. “Embora o avanço percentual verificado nos últimos dez anos tenha sido sobre uma base pequena, o ritmo de crescimento mostra que o estado tem condições de liderar a expansão do Matopiba”, analisa Giovani Ferreira, coordenador da Expedição Safra. Na última década, a produção conjunta de soja na região foi de 5 milhões para mais de 10 milhões de toneladas. E a de milho 1ª e 2ª safras de 2,4 milhões para 6,3 milhões de toneladas.
O histórico revela que as condições climáticas favoráveis, com um regime de chuvas bem definido, e o crescimento do chamado ‘mercado nordestino’, que viu o seu poder aquisitivo aumentar nos últimos dez anos, são alguns dos fatores que colaboraram para o desenvolvimento regional. “A produção de soja e milho do Piauí tem abastecido um mercado de carnes também crescente no Nordeste brasileiro, que em alguns casos paga até melhor que à exportação”, pontua Ferreira. No período analisado, o volume de soja no Piauí saltou de 550 mil para 1,9 milhão de toneladas, enquanto que o de milho cresceu de 200 mil para 1,2 milhão de toneladas.

Faça um comentário, sua opinião é muito importante para nós.