Notícias de Natal
CULTURA

Canto do Povo apresenta concerto “Salve Tico” nesta quarta (31) no TCP

Os dez anos de morte do cantor e compositor Tico da Costa serão novamente homenageados pelo Coral Canto do Povo, da Fundação José Augusto, com o show “Salve Tico” nesta quarta-feira (31) a partir das 20h no Teatro de Cultura Popular  Chico Daniel. A apresentação tem regência do maestro Eli Cavalcante e a presença no palco de coristas, instrumentistas e solistas. As senhas serão distribuídas gratuitamente às 19h da quarta-feira no próprio teatro.

O tributo foi apresentado com bastante sucesso nos dias 1° e 2 de julho no Auditório Onofre Lopes da Escola de Música da UFRN, emocionando o público presente com as canções melódicas, rítmicas e românticas do compositor areia-branquense falecido em 2009.
A nova fase do Coral Canto do Povo, que tem mais de 30 anos de formação, conta agora com a inserção da música popular brasileira, desde a chegada do jovem maestro Eli Cavalcante, 25, que se encantou com a obra de Tico da Costa.

O repertório escolhido vai desde a música nordestina, já que ele tinha uma conexão muito forte com o frevo, uma vez que estudou em Recife (PE) e da música popular do sul e sudeste. “Temos desde músicas de um caráter mais sério e introspectivo até músicas infantis e mais carismáticas”, diz o maestro.

O repertório traz o máximo de variedade dos universos que Tico se aventurou. “Desde a música nordestina, ele tinha uma conexão muito forte com o frevo, ele estudou lá em recife e música popular do sul e sudeste choro samba. O repertório terá a seguintes canções: Carrim Baião; Rodando Ciranda; Não volto não (samba); Mosquitinho (xote); Ana Bandolim (canção de ninar); Chorim pra Deus Bom (choro); Pé de Cajarana (choro); travessa dos Calafates (samba); Só pensar no amor (Bossa); A Tábua (frevo)”,destaca Cavalcante..

Francisco das Chagas Costa – Tico da Costa – nasceu no dia 13 de novembro de 1951, na cidade de Areia Branca e levou o nome do Rio Grande do Norte e do Brasil mundo afora. Fez turnês pela Europa, África e Américas Central, do Norte  e Sul,  tocando  em festivais de Jazz, Folk e World Music. Morou em Natal, Recife e Roma, onde estudou música. Conviveu com músicos importantes do cenário mundial como  o norte-americano Philip Glass e participou

Nas apresentações de “Salve Tico” o Coral Canto do Povo contará com a presença do pianista Eduardo Taufic e do percussionista Ramon Gabriel, além da especial participação dos solistas Ariadne Mendes, Venicius Viana, César Leonardo, Lúcia Tabita, Jônatas Galdino e José Fernandez