Limpeza de lagoas de captação é de responsabilidade de todos, alerta Semov

Com o período das chuvas começando em Natal, a questão da limpeza e manutenção das lagoas de captação da cidade volta à discussão da sociedade e dos órgãos responsáveis. A Prefeitura do Natal, por intermédio da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semov), lembra que a limpeza das lagoas é de responsabilidade de todos e pede uma maior consciência de moradores de áreas próximas aos locais.
Descrição: Lagoas de captação Natal 3  - Fotos de Diogo Alexandre

De acordo com o titular da Semov, Tomaz Pereira Neto, a cidade de Natal possui 55 lagoas de captação e sua limpeza e manutenção é feita em parceria entre diversas pastas da Administração Municipal. “Esse trabalho é feito em conjunto entre a Semov, a Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). Todas elas fazem o trabalho de acompanhamento e manutenção desses ambientes, mas mesmo com todo esse trabalho em conjunto sendo feito periodicamente, ainda observamos que muitos populares insistem em jogar água servida e dejetos nas lagoas da cidade”, comentou.
Segundo o secretário adjunto de Conservação, Walter Fernandes, esse descarte de lixo nas lagoas de captação provoca o entupimento de partes fundamentais dos equipamentos. “Com isso, observamos a quebra de bombas, por exemplo, que precisam ser substituídas e fazem com que as lagoas trabalhem com a sua capacidade reduzida, afetando toda uma rede de limpeza dos bairros próximos. Por isso, pedimos o apoio de toda a população no cuidado com a limpeza desses locais”, explicou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.