Mairton França discute, em Currais novos, soluções emergenciais para abastecimento no Seridó

O Secretário Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Mairton França cumpriu uma extensa agenda de trabalho, em algumas cidades do Seridó, na sexta-feira passada (22). Sua primeira reunião foi na cidade de Currais Novos, onde foi recebido pelo, Vilton Cunha, para uma conversa sobre o abastecimento de água na região. O encontro, que aconteceu no gabinete do prefeito, contou com grande parte da imprensa local.
Na ocasião Mairton falou do conjunto de ações emergenciais que estão sendo executadas pelo governo estadual, como a perfuração e recuperação de poços tubulares, implantação e recuperação de dessalinizadores, operação carro pipa, implantação de cisternas e a conclusão da adutora Parelhas/Carnaúba dos Dantas.
De acordo com o secretário, existem alguns estudos, em andamento, que vão incrementar o abastecimento de água nas cidades do Seridó. “Técnicos da Semarh e da Caern estão analisando a região entre Currais Novos e Acari para executar a perfuração de 27 poços e dependendo da vazão que for constatada esses poços poderão, inclusive, injetar água nas adutoras que abastecerão Currais Novos” explicou Mairton.
Outro estudo citado pelo secretário foi relacionado ao aluvião do açude Gargalheiras que analisa a viabilidade da perfuração de alguns poços próximos à barragem para  auxiliar o abastecimento de água para a região. “Dependendo da quantidade e qualidade dessa água ela poderá ser usada nas redes de abastecimentos para a população” ressaltou ele.
Mairton falou ainda da obra que está sendo concluída pela Caern para melhorar a distribuição de água pelos carros-pipa, na região. “Está sendo executada a ampliação da captação de água na Barragem Armando Ribeiro Gonçalves para a Adutora Serra de Santana e possivelmente criaremos um ponto de captação e distribuição de água para o Seridó”.
Ainda sobre operação carro-pipa, ele frisou que o Governador Robinson Faria solicitou, junto ao Ministério da Integração, a extensão do programa para além das zonas rurais, uma vez que as sedes urbanas também sofrem com a falta de água. “Pleiteamos uma série de projetos com recursos ao Ministério da Integração, entre eles a expansão da distribuição de água através de carro-pipa, para as zonas urbanas. Essa é uma medida emergencial e concreta que vai ajudar aos municípios na convivência com a seca”.
Sobre as ações executadas pelo governo estadual e que terão resultados a médio e longo prazo, Mairton citou a Barragem de Oiticica que, segundo ele, já se encontra com percentual de 40% de execução. Estamos em constante negociação com o Ministério da Integração para que os repasses referentes a essa obra estejam sempre atualizados uma vez que os recursos previstos são de R$54 milhões e nossa necessidade é de R$115 milhões. A Barragem de Oiticica vai fornecer sustentabilidade e segurança hídrica para o Seridó, beneficiando diretamente 17 municípios” finaliza Mairton.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.