Porto Alegre – ESPM-Sul é palco para apresentação da plataforma Moda Co

Com o intuito de criar desafios reais para os designers de moda, a plataforma Moda Co, ferramenta de criação coletiva virtual inédita no mercado calçadista, lançada pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), foi apresentada para os estudantes dos cursos de Design e Moda da ESPM-Sul na manhã da última segunda-feira, 4, em Porto Alegre/RS. Na ocasião, o consultor de Design Estratégico da entidade calçadista, Dario Alberto Henke, explanou sobre o propósito e o funcionamento do projeto digital, que visa fomentar o setor criativo brasileiro no âmbito calçadista.
Houve também uma palestra ministrada pela analista de pesquisa do Usefashion, Ianny Bastos, na qual os avanços tecnológicos e os comportamentos de consumo foram o foco. Ianny ressaltou a evolução da tecnologia em sintonia com a moda e como esses dois meios se completam, formando uma tendência emergente dentro do segmento fashion. “As fronteiras entre o virtual e o real estão cada vez mais próximas, o que nos faz perceber que estamos vivendo um período revolucionário”, disse. Justificando, ela relatou cases relevantes, como o terno The Power Swit, que possui um chip implantado no tecido e que realiza pagamentos sem o uso de cartões magnéticos, ou o Blomm, colar com um dispositivo eletrônico implantado que permite monitorar as atividades físicas de quem usa, aliando design e inovação em um objeto funcional e de desejo. Além disso, ela ressaltou matérias primas como o Hitoes, um tecido com microfibras capazes de conduzir eletricidade. Ao explicar que a estética desses produtos não está necessariamente atrelada à ideia de futurismo, Ianny citou o case HiSmartBag, uma mochila com funções como gravação de voz e monitoramento de localidade, porém, com um aspecto orgânico e simples.
Em seguida, Henke apresentou a Moda Co, que tem o objetivo de oferecer inovação em processo para a indústria e oportunidade e reconhecimento para os designers. “A plataforma busca abrir etapas no desenvolvimento estratégico de concepts da empresa, o que hoje é muito fechado e sigiloso”, disse. Além disso, o consultor salientou um dos principais diferenciais da plataforma: os projetos de cada desafio são julgados e escolhidos pela comunidade de designers e pelas empresas, o que permite um uma avaliação mais democrática e criteriosa sobre o que foi produzido.
supri_mentos1Como funciona o Moda Co?
No site modaco.cc, os designers devem cadastrar um perfil no Facebook para ter acesso aos desafios propostos pelas marcas. Neste primeiro projeto, que ainda é piloto, os desafios foram lançados pela Piccadilly, Bibi, Pampili e Kidy. Os inscritos devem postar o projeto de acordo com o briefing fornecido pelas marcas. Os melhores produtos serão escolhidos tanto pelas empresas como pela própria comunidade de designers, sendo as premiações estipuladas em R$ 1,8 mil no contexto das empresas (Prêmio Empresa) e R$ 700 no concedido pela comunidade de profissionais (Prêmio Comunidade).
Gratuita, a inscrição dos designers está aberta até o próximo dia 22 de maio. A divulgação dos ganhadores será no dia 8 de junho.
Já a empresa interessada em lançar o desafio para a criação de produtos a partir de junho deve entrar em contato com a Abicalçados pelo e-mail suporte@modaco.cc ou telefone 51 3594 7011.
O Moda Co é uma promoção da Abicalçados através do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.