Prefeito de Natal se reúne com secretário nacional de Políticas Sobre Drogas

O prefeito de Natal, Carlos Eduardo, se reuniu no final da manhã da última sexta-feira (24), com o secretário nacional de Políticas Sobre Drogas, Victor André Zílio Maximiano, e com Procurador Geral de Justiça do Rio Grande do Norte, Rinaldo Reis, para discutir a implementação de ações integradas de enfrentamento e prevenção ao uso de entorpecentes no âmbito do município. Além deles, participaram do encontro que aconteceu no auditório da secretaria municipal de Planejamento (Sempla), representantes de órgãos da gestão municipal e membros do Ministério Público do RN.
Carlos Eduardo deu boas-vindas ao titular da Senad e disse que a sua administração tem enfrentado essa problemática do uso de drogas com muito afinco e dedicação. Ele lembrou que essa grande mazela social deve ser combatida em conjunto e a Prefeitura tem buscado desempenhar o seu papel para contribuir para amenizar essa situação. Dentre as principais ações da gestão o chefe do executivo municipal destacou a ampliação da oferta de vagas na rede pública municipal de ensino, fortalecimento dos serviços de ação social, saúde, valorização do esporte e da cultura, além da melhoria notável na infraestrutura da cidade.
Mesmo com todas essas ações o prefeito reconheceu que é preciso fazer mais para bloquear o avanço das drogas sobre a família natalense. Carlos Eduardo aproveitou a presença do secretário Victor André Maximiano para abrir as portas da gestão para a concretização de parcerias entre a Prefeitura e o Governo Federal para ampliar a oferta de programas de combate e prevenção ao consumo de drogas, como também o acolhimento e tratamento de usuários: “Temos o comitê gestor municipal que concentra as ações no âmbito da Prefeitura e já vem dialogando com todos os entes envolvidos nesse processo e esperamos estreitar o nosso relacionamento para melhorarmos os indicadores sociais da nossa cidade”, afirmou.
Victor André Maximiano agradeceu a recepção por parte da equipe da Prefeitura do Natal e aceitou as solicitações do prefeito Carlos Eduardo para ampliar as parcerias entre as instituições. Ele informou que a secretaria nacional de Políticas sobre Drogas encomendou uma pesquisa sobre o consumo de crack no Brasil e os dados foram alarmantes principalmente no Nordeste do país. As capitais dessa região concentram o maior número de usuários. De acordo com o secretário, Natal apresentou índices mais satisfatórios, ficando abaixo da média nacional de usuários.
Ele parabenizou o prefeito Carlos Eduardo pela forma como vem conduzindo a gestão da cidade e reforçou que os municípios, apesar de ser o elo federativo mais fraco nesse processo, concentram o maior leque de serviços quando o assunto é o combate e prevenção às drogas. O secretário ainda informou que o contingenciamento de verbas no âmbito federal não atingirá a política nacional contra os entorpecentes e detalhou alguns programas existentes que podem ser aplicados aqui em Natal com recursos federais. “Temos programas, recursos e a vontade da gestão de concretizar essa parceria. Saio daqui muito satisfeito e com a convicção que a realidade de Natal nessa questão será outra muito em breve”.
No próximo dia 7 de maio o prefeito de Natal vai assinar a adesão ao termo de cooperação técnica junto à secretaria nacional de Políticas Sobre Drogas com a articulação do Ministério Público do Rio Grande do Norte para fortalecer ainda mais as ações nessa área.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.