SEAPAC inaugura tecnologias de convivência com o Semiárido nesta terça

unnamedO Arcebispo Metropolitano de Natal e Presidente do Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (SEAPAC), Dom Jaime Vieira Rocha, presidirá missa em ação de graças, nesta terça-feira, 28 de abril, às 19 horas, na comunidade Rio Velho, zona rural de Angicos. É o momento celebrativo da inauguração das 159 tecnologias sociais de captação e armazenamento de água, das quais 101 em comunidades de Angicos e 58 no município de Lajes. O Pároco de Angicos, Pe. Severino da Silva Neto, concelebra com o Arcebispo.
As 159 tecnologias sociais (barreiro trincheira, cisterna calçadão e cisterna de enxurrada) visam captar água para a produção de alimentos, nos quintais produtivos organizados no entorno das casas das famílias. A construção foi feita pelo SEAPAC, numa parceria com a ASA Brasil e o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
Depois da celebração, haverá o momento formal de inauguração e bênção das tecnologias, com a presença das famílias e autoridades dos Municípios de Angicos e Lajes. Também haverá pronunciamentos e, em seguida, jantar partilhado para todos os presentes. O coordenador do programa de Cisternas, Agrônomo Damião Santos, visitou famílias que já estão produzindo alimentos nos quintais produtivos, com a água que as tecnologias acumularam com as chuvas deste ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.